quarta-feira, 27 de julho de 2016

ENTENDA MAIS SOBRE AS ONDAS

SWELL E VAGAS

Existem basicamente dois tipos de ondas geradas pelo vento no oceano, mas é comum os surfistas as confundirem. Veja aqui como se pode diferenciar estes dois tipos de uma forma prática.

Todo surfista algum dia já escutou essa frase: "O swell entrou e o mar está bombando!", normalmente quando o mar "sobe", ou seja, quando as ondas aumentam de tamanho nos picos de surf, todo surfista tende a classificar isso como um "swell", contudo nem sempre isso é verdade!
Uma forte ressaca atingiu o litoral do Nordeste na semana de 15 a 19 de julho de 2015, as ondas no oceano chegaram a um patamar recorde de 4 metros de altura na sexta-feira 17 de julho, coisa muito rara para esta região, contudo, como informaram erroneamente alguns veículos de imprensa, não se tratava de um swell, e sim de grandes vagas!
As VAGAS são ondas que se formam muito próximas do litoral, devido a uma pista de vento soprando intensamente sobre o oceano, durante um longo período. Uma pista de vento nada mais é do que uma grande área do oceano aonde o vento sopra com bastante intensidade, formando as ondas. Neste artigo anterior: A Geração das Ondas pelo Vento, eu explico com mais detalhes como é que o vento intenso pode criar as ondas.
No caso da ressaca do Nordeste, uma enorme pista de vento se formou no oceano, bem em frente ao litoral do Nordeste, ela tinha mais de 2 mil quilômetros de extensão, e o vento soprando sobre ela tinha entre 40 e 50 quilômetros por hora.
Esta "pista" de vento se formou devido a um fenômeno meteorológico chamado de "Anti-Ciclone", que é uma área de pressão atmosférica muito elevada que apareceu no meio do oceano. Ela funciona como uma enorme turbina, fazendo o vento girar do centro para o exterior, ficando cada vez mais forte quanto mais se distancia do centro do Anti-Ciclone.

A outra forma de ondas de vento são as famosas ondas de SWELL, ondas que se formaram em tempestades bem no meio do oceano, e bem longe da praia, elas chegam a viajar milhares de quilômetros no meio do oceano, se distanciando muito dos locais de ventania aonde elas foram criadas, e chegam limpas e perfeitas no pico de surfe. Estas são o verdadeiro sonho de todo surfista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário