QUEM SOMOS
Furnas é uma empresa de economia mista, subsidiária da Eletrobras e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, dedicada a geração e transmissão de energia elétrica.
História
Furnas nasceu com o desafio de sanar a crise energética que ameaçava o país na década de 50. A Usina de Furnas foi a primeira hidrelétrica de grande porte do Brasil, com capacidade de 1.216 MW, implantada no rio Grande (MG) em 1958. Em 1963, através do Decreto Federal nº 41.066, a empresa Central Elétrica de Furnas começou a funcionar efetivamente, em Passos (MG).
A empresa
Com sede no bairro Botafogo, zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, Furnas possui empreendimentos no Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Tocantins, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, São Paulo, Rio Grande do Norte e, mais recentemente, no Ceará.
O sistema de Furnas conta hoje com 17 usinas hidrelétricas, duas termelétricas, três parques eólicos, aproximadamente 24 mil quilômetros de linhas de transmissão e 62 subestações. Empreendimentos construídos com recursos próprios e em parceria com outras empresas. Mais de 40% da energia consumida no Brasil passa por esse sistema, que utiliza a força da água para gerar 95% de sua energia através das hidrelétricas.
A empresa garante o fornecimento de energia para locais onde estão situados 63% dos domicílios brasileiros, que respondem por 81% do PIB nacional.
O plano de expansão de Furnas prevê participação em quatro novas usinas hidrelétricas - Batalha, entre Goiás e Minas Gerais; Santo Antônio, em Rondônia; Teles Pires, entre Mato Grosso e Pará; e São Manoel, no Pará - além da construção de 33 linhas de transmissão e 22 subestações, que acrescentarão mais de cinco mil km ao sistema, que superará 19 mil MW de capacidade instalada.
A busca constante pela diversificação de suas fontes de geração reafirma o compromisso da empresa com a produção de energia 100% limpa e renovável. No segmento eólico, serão 51 parques no Norte e Nordeste do país, dos quais três já estão em operação. Quando todos estiverem em funcionamento, serão cerca de 1.300 MW de potência instalada, energia suficiente para abastecer 1,5 milhão de residências pelo período de 12 meses.
A excelência na operação e manutenção credenciou Furnas a se engajar em novos projetos, como o Linhão do Madeira, maior do mundo em corrente contínua, com obras concluídas em 2013; e o sistema de transmissão em extra-alta tensão em corrente contínua de ± 800 kV, inédito no país, que escoará a energia do Complexo Hidrelétrico de Belo Monte para a região Sudeste, empreendimento conquistado no Leilão de Transmissão 11/2013, em fevereiro de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário