sexta-feira, 22 de julho de 2016

A maior onda registrada do mundo

ONDA GIGANTESCA 



A maior onda no registro ocorreu na Baía de Lituya, na costa sul do Alasca em 1958. Um terremoto de 8,3 graus na escala Richter atingiu a área e desprendeu 40 milhões de metros cúbicos de terra de uma geleira na montanha no fundo da baía. Quando os destroços atingiu a água, uma enorme onda de 520 metros foi criada e lavou o promontório.
Como é que os cientistas sabem que esta onda era tão incrivelmente enorme?
Simples: Para medir a altura da onda, os cientistas encontraram o ponto alto - a linha onde a água atingiu o seu ponto mais alto na terra. Esta provavelmente não foi a maior onda do planeta, apenas a mais bem documentada. Três barcos de pesca testemunharam o evento na Baía de Lituya. Infelizmente, duas pessoas em um dos barcos morreram. Incrivelmente, os outros dois barcos surfaram as ondas e seus ocupantes sobreviveram.
Tecnicamente, essa onda é descrita como uma "Onda de Pancada" A foto neste artigo mostra o promontório, ao lado da geleira Lituya, que teve toda a terra e árvores levadas embora até uma altura de 520 metros pela onda de pancada gigante. Os icebergues vistos na água da baía de Lituya, em primeiro plano, foram arrancados da geleira pelo deslizamento de terra que caiu na baía por uma rampa à direita da fotografia.
Paredes gigantescas de água que são geradas em grandes tempestades, se distinguem das ondas de 10 metros de altura, geradas por terremotos e chamadas de tsunamis, que o mundo conheceu em 2004. Por gerações, os marinheiros contavam histórias de ondas oceânicas muito maiores do que o normal, elevando-se mais de 70 metros sobre o oceano e espancando os navios que encontravam pelo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário